Whatsapp e a nova forma de comunicação

18 de dezembro de 2015 -


Com os avanços da internet e a rápida evolução da tecnologia, renovaram-se conceito e formas de comunicação. O WhatsApp é um bom exemplo disso, sendo hoje um dos aplicativos para smartphones mais baixados no mundo, que veio facilitar sobremaneira a comunicação e a interação entre as pessoas.

Whatsapp uma ferramenta de comunicação inevitável ou um mal necessário

Whatsapp uma ferramenta de comunicação insubstituível ou um mal necessário. Crédito: Divulgação

Tanto, que já virou ferramenta de trabalho e até de vendas para muitas Empresas e pequenos negócios online. Assim, a notícia de que o aplicativo sairia do ar por 48h a partir da meia noite da última 5ª feira (17), deixou seus milhões de usuários brasileiros em certo estado de “pânico”. Outros nem tanto. Afinal, como acontece com todo canal de comunicação, os ruídos são inevitáveis.

Assim, da mesma forma que muitas pessoas já não conseguem viver sem dar aquela “olhadinha básica” no visor do smartphone, para checar novas mensagens, outros têm abandonado o aplicativo, por conta da enxurrada de mensagens recebidas diariamente e pelo aumento do número de grupos – família, trabalho, escola, entre outros.

Convenhamos que toda essa interatividade pode ser bastante prejudicial no ambiente escolar e profissional: a chegada constante de mensagens atrapalha a concentração e diminui significativamente a produtividade. Um dos maiores problemas apontados pelos estudiosos e por quem decide cancelar sua conta, é a “eterna conectividade”, o que pressupõe que o indivíduo esteja sempre disponível, em tempo integral. Não se respeitam mais horários, refeições, finais de semana e momentos reservados para familiares e amigos.

A repercussão é tanta que já se criaram diversos “Manuais de Etiqueta” para o uso do Whatsapp. Entre tantos, achamos este aqui do site “joganogoole” um dos mais completos e pertinentes. Vale a leitura! 😉

Além de tudo isso, o advento da comunicação virtual levou o convívio social e pessoal a serem deixados de lado. Por isso, levantamos aqui algumas reflexões: até que ponto estamos preparados para essa enxurrada de informações (algumas necessárias, outras nem tanto) e tanta conectividade?

E queremos conhecer a sua opinião: você considera o Whatsapp uma ferramenta de comunicação insubstituível ou um mal necessário? 😉

 

Fontes: sbcoaching.com.br e joganogoole.com.br


0 Comentários

Os comentários estão fechados.