Montando a sua estratégia de Marketing de Conteúdo

30 de novembro de 2015 -


A bola da vez é o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. O objetivo é, literalmente, atrair o cliente para o seu site através de um conteúdo pertinente e de qualidade.

Para isso, muito mais do que uma agência que oferece serviços de inbound e Marketing de Conteúdo, nós da Thumb entendemos o seu negócio, priorizando os interesses e, assim, garantindo os resultados junto ao seu público alvo.

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Thumb – Oficina de Marketing Digital

Nesta matéria do AdNews, confira algumas dicas sobre o assunto:

A Sage, multinacional do setor de softwares, promoveu recentemente a palestra “Como evitar cinco erros em Marketing de Conteúdo”. Além de apresentar as principais falhas que as companhias tendem a cometer, a palestrante Emília Chagas, CEO da Contentools, apresentou dicas de como identificar e corrigir possíveis erros. “O conhecimento de expertise da marca é a principal matéria-prima para obter bons resultados em estratégias de marketing de conteúdo, gerando engajamento do público e até novos negócios”, avalia Emília.

Confira os cinco erros apontados pela consultora e como revertê-los:

Não estabelecer a jornada de compra e a buyer persona (representação do cliente ideal)

Segundo Emília Chagas, as empresas costumam desenvolver estratégias de marketing de conteúdo sem analisar o perfil real de seu público-alvo. “As companhias chegam a desperdiçar 90% de oportunidades (além de tempo e recursos) ao não focar a comunicação em seus atuais e potenciais consumidores”, afirma. A buyer persona pode ser reconhecida por meio de levantamentos em pesquisas, entrevistas (qualitativas ou focus group), dados internos (CRM), entre outros fatores. Para a especialista, ao identificar e conhecer o cliente e sua jornada de compra, a marca pode aumentar em até cinco vezes o sucesso de sua estratégia de conteúdo, a taxa de conversão em vendas e até o tráfego no seu site.

Não organizar um time

O marketing de conteúdo deve ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, mas algumas empresas erram ao designar apenas um profissional para realizar todo o trabalho. O time ideal deve contar com um líder, que elabora e organiza o plano e garante que os objetivos sejam atingidos; redatores, responsáveis pela criação dos conteúdos de acordo com o plano traçado; um editor, que refina os conteúdos e mantém a frequência das publicações; um webdesigner, responsável por criar o impacto visual; e um distribuidor ou growth hacker, profissional que aplica técnicas de marketing online, desenvolvimento web e SEO (Search Engine Optimization) para garantir que o conteúdo adequado chegue aos clientes certos no momento mais apropriado.

Worflows confusos (ou inexistentes)

Um engano bastante observado entre as empresas é a falta de fluxos na produção de conteúdo. O workflow padrão em marketing de conteúdo deve incluir as etapas de ideia (brainstorming), produção e criação, aprovação, promoção (publicar e promover nos canais em que o público-alvo da empresa deve estar) e mensuração de resultados.

Objetivos desalinhados

Ter objetivos desconexos em relação ao marketing de conteúdo é mais um erro que as empresas cometem. Antes de criar qualquer estratégia, é necessário investigar e conhecer as principais metas corporativas. “É fundamental ter foco nesse processo”, diz Emília Chagas.

Não documentar a estratégia

O principal erro do marketing de conteúdo, segundo Emília Chagas, é não registrar as estratégias e os planos desenvolvidos. “Ao não documentar seus processos, a empresa pode acabar minimizando o sucesso das ações na área”, afirma. Para solucionar essa questão, a especialista sugere que a empresa construa a buyer persona e a jornada de compra, estabeleça objetivos e formas de mensuração, concentre esforços em ferramentas adequadas e mantenha todo o time de conteúdo alinhado.


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