Tendência: coisas que desaparecerão nos próximos… cinco anos?!

08 de janeiro de 2016 -


Há apenas cinco anos, o mundo era muito diferente. Em 2010, o iPad tinha acabado de fazer a sua estreia e o Kickstarter apresentava uma nova maneira de captar recursos.

Sem dúvida, os próximos cinco anos, deverão desencadear produtos e serviços que ninguém imagina! Mas, à medida em que avançamos, o que deixaremos pra trás? Segue uma compilação de coisas que usamos hoje e que, provavelmente, ficarão obsoletas ou serão substituídas por novas tecnologias e métodos.

Tendência - controle remoto pode ser uma tecnologia obsoleta em 5 anos. Crédito: TechCrunch

Tendência – controle remoto pode ser uma tecnologia obsoleta em 5 anos. Crédito: TechCrunch

Dinheiro, cheques, cartões de crédito e caixas eletrônicos: como será a sua carteira digital?

Em um futuro muito próximo, todos os serviços bancários serão feitos através de qualquer dispositivo móvel – inclusive o seu veículo. Em um futuro mais distante, não haverá dinheiro. Nenhum dinheiro significa que não haverá máquinas de dinheiro… Então: bye bye, caixas eletrônicos.

 

USB: Quanto tempo resta de vida para a mídia física?

Em 2020, 70% do mundo estará usando um smartphone, de acordo com relatório de mobilidade da Ericsson, As redes de dados móveis cobrirão 90% da população. Com o crescimento dos serviços de nuvem, como os da Apple, Box, Dropbox, Google e Microsoft, a oferta de armazenamentos a preços irrisórios será ilimitada, acabando com a necessidade de dispositivos de armazenamento ocupando espaço no seu bolso. Isso sem falar no aumento das capacidades de armazenamento padrão dos dispositivos móveis.

 

Acesso mais seguro: o fim das senhas

Este é um tema duvidoso porque as senhas são amplamente utilizadas hoje em dia. Uma pessoa comum usa em média 19 senhas diferentes – quase metade delas admitem usar senhas fáceis de se descobrir. Mas mesmo que você seja expert em criar senhas, saiba que mesmo as mais elaboradas podem ser descobertas. A biometria já está se tornando popular, especialmente em dispositivos móveis, atualmente os maiores pontos de acesso online. Impressões digitais e reconhecimento facial e por voz irão substituir o nome do seu primeiro cão ou a data de seu aniversário de casamento, como forma segura de acessar suas contas. Da mesma forma, logo você não terá mais chaves para perder! Sua chave poderá ser qualquer um dos dispositivos que você leva consigo e será ligado a você biometricamente, para que apenas você possa operar.

 

Essa ninguém vai deixar de fora: o controle remoto!

Você nunca mais vai revirar a casa e jogar todas as almofadas do sofá a procura do controle remoto (ou dos 10, dependendo da complexidade do seu sistema áudio-visual). A empresa de pesquisa Strategy Analytics prevê que as categorias emergentes na Internet of Things (IoT), como casas inteligentes e dispositivos wearables conectarão mais de 17,6 bilhões de dispositivos em 2020. Já hoje, dispositivos como o Amazon Eco estão tornando comandos e buscas por voz a um novo nível. Com tantos novos dispositivos ligados à Internet em 2020, construir um hardware separado para um controle remoto simplesmente não fará qualquer sentido.

 

Documentos estáticos e acordos em papel

Assinaturas e processos em papel – todos os processos que requerem impressão ou digitalização para aprovações e decisões importantes – estão se tornando cada vez mais arcaicos neste mundo digital. Num futuro próximo, contaremos com acordos e documentos salvos “em nuvens”, que poderão gerenciar ativamente quaisquer tipos de transações.

 

Então, que tal aproveitar as “Resoluções de Ano Novo” e começar uma limpeza nos processos arcaicos e, assim, abrir caminho para um Ano Novo digital?!  E se não souber por onde começar, a Thumb te dá uma forcinha! 😉

Fale com a Thumb!

Fonte: Tech Crunch


0 Comentários

Os comentários estão fechados.